segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Discofonia (12/13 Janeiro)

Mikado Lab-Speed

Clean Feed-"Record Labels of the Year 2007" (All About Jazz)

"Eles são o queijo Limiano e nós somos o queijo artesanal, de Nisa ou de Serpa, não é?, é uma coisa diferente, são todos queijos, mas nós é quase um produto artesanal, nós estamos interessados mesmo na música, é uma coisa um bocadinho diferente dos princípios que regem uma editora como a Blue Note e como a Verve. (...) A principal coisa que distingue a Clean Feed dessas editoras será o seu interesse maior ser a música propriamente dita, e ser a construção de um catálogo, e não lançar produtos que têm que vender muito. Portanto, o catálogo tem que fazer sentido como um catálogo e não só as peças independentes; nós, ao criarmos um catálogo como este, estamos a criar uma coisa una."

"Claro que a improvisação é o fio condutor da linha editorial da Clean Feed. Eu acho que o jazz é a improvisação, não é? Existem muitas discussões sobre o que é o jazz, é difícil dizer o que é e o que não é, mas eu acho que a única coisa que existe no jazz desde o princípio é a improvisação, não é o swing e, neste caso, o que nós procuramos são projectos originais, principamente artistas com voz própria, com identidade- é talvez a coisa mais importante dos nossos discos."

"Uma coisa que eu acho curiosa é que a Blue Note e a Verve, que são editoras que hoje vivem do passado, vivem muito das reedições. Por exemplo, a Sony praticamente não edita jazz, vive das reedições dos clássicos do Duke Ellington, do Charlie Mingus... É engraçado é que essas editoras não estão a fazer clássicos; daqui por 20 ou 30 anos vão continuar a vender apenas esses, os Duke Ellingtons, os Mingus e os Coltranes, mas não vão vender discos de agora, não é? Não estão a ser espertas de estar a fazer os clássicos de amanhã. Daqui por 30 anos ou 40 anos, os discos, os grupos, os projectos de hoje são os que as editoras independentes, nomeadamente essas 5 que foram votadas as editoras do ano, estão a fazer agora, não é?" (Pedro Costa)

Selecção de Pedro Costa e Ilídio Nunes (Clean Feed):
Dennis González N.Y. Quartet-
The Matter at Hand
João Paulo-Durme
Bernardo Sassetti Trio-Musica Callada, Mov.1
4 Corners-Lucia

Rabih Abou-Khalil-Die Brücke

Sem comentários: