segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Discofonia (10/11 Novembro)

Vinicio Capossela-Si è Spento Il Sole

Miguel Martins Kaleidoscópio-
The Newcomer

"Eu, quando comecei a interessar-me por jazz, tive a sorte do Zé Eduardo ter vindo de Barcelona para Faro, e em 95 aparecer um guru, que dispensa apresentações, e de eu começar a estudar com ele, só que não havia mais nada... Não há clubes na província, para tu ires fazer jams, não há uma quantidade de músicos, 20 ou 30, 40, já de bom nível, já bastante evoluídos, à tua beira para tu te juntares a eles! Não há uma escola de jazz... não havia nada! O que havia era um grande amor e uma grande loucura na tua cabeça, uma grande paixão daquela música, de passares horas e horas a ouvires discos de jazz, de passares horas e horas e horas a leres livros mesmo especificamente de música, dentro do jazz, não os romances do jazz mas sim livros de música, mesmo virados para a improvisação, e estudar muito... Eu fazia coisas, na altura, doidas, pá. (...) Não me arrependo. (...) Acho que isso influencia muito a tua música. Se tu queres mesmo (tocar), estás na província, pegas no comboio, autocarro, vais até ao Hot Clube, jam session, bumba, tens pr'aí 19 anos ou 20. Nessa altura não havia auto-estradas para Lisboa, passavas 5 horas, depois de 5 horas chegavas aqui, apanhavas um táxi, tinhas que comer qualquer coisa, e depois tocar a noite toda, alugar uma pensão ou dormir na casa de alguém... Quer dizer, isso são tudo histórias que te fazem tocar, isso é que te faz tocar. Se ficares à espera de comprar o livro xpto, que é a fórmula de conquistar o mundo, isso não vai acontecer."

Stéphan Oliva-
Vertigo-Suite (Vertigo, Alfred Hitchcock, 1958)

Sem comentários: