segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Discofonia (17/ 18 Novembro)

William Parker-The Makings of You

DJ Johnny-
CoolTrain Crew/Lux Jazz Sessions

"O techno é o género musical, neste universo de dance music, mais velho, com mais história de discotecas, de hits e indústria, e é natural que as pessoas, passados... se nós temos 10, o techno tem 20, houve 20 anos para assimilar uma coisa que teve grandes fenómenos comerciais. Mas isso também aconteceu porque as discotecas estavam mais próximas dos DJs. Hoje em dia o empresário da noite está muito distante do DJ, ele pensa em facturar. Há uma expressão, que vem da noite, que é espelho disso, que é: ' eh pá, o que é que está a dar?'. Isso significa que não há conhecimento. (...) Eu agora tenho uma expressão nova, que é: o drum' n bass é o enfant terrible da dance music em Portugal. Porque eu acho que é uma música realmente nova, para começar. E como diz o Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se."

"Bem, qualquer programador de jazz a nível mundial gostava de trazer aquele trio (William Parker, Matthew Shipp, Guillermo E. Brown). É importante dizer isto, sem medo nenhum. Quer dizer, tanto o baixista, o baterista ou o pianista, na sua arte, cada um deles está no top 5 com uma forma única de tocar. Se foi uma escolha hedonista... não o considero, não o considero. Acho que foi tentar oferecer às pessoas, oferecer por 12 euros, o melhor... A Jazz Session faz concertos, sejam nacionais ou internacionais, com outra norma: tem que ser bom aqui como em Tóquio. Não interessa o factor geográfico. Nós trazemos coisas que apontam pontos de viragem na música, e esse trio foi uma dessas coisas. Obviamente que me deu um orgulho do tamanho do mundo. Infelizmente, eu fico um bocado triste de os amantes do jazz não se aperceberem do que perderam. Ou de algum público dizer: eh pá, é a pagar, não vou. Eu pergunto aos experts e aos entendidos onde é que vão ver um concerto, escolham qualquer cidade do mundo, (onde) vejam um concerto daqueles por 12 euros. Eu pago o bilhete de avião, para essa mesma cidade, ida e volta!"

Yusef Lateef-
Love Theme From Spartacus
Fleetwood Mac-
Everywhere
Gil Scott-Heron-
Lady Day and John Coltrane
Slum Village-
05
CoolTrain Crew-
Dead Combo: Um Homem atravessa Lisboa na sua Querida Bicicleta
Gerry Hemingway 4tet-
Tom Skwella
Selecção de DJ Johnny

Sem comentários: