segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Discofonia (6/7 Outubro)

Siouxsie Sioux-Drone Zone

Carlos Barretto-
Radio Song/ In Loko

"Em Espanha eles dão muita importância à música nacional, deles. Quando se fala de jazz em Espanha, eu não sei porquê, eles são muito ligados a esta tradição, se bem que já existem músicos e experiências mais marginais, digamos assim, de propostas de música mais criativa. Por exemplo, a partir do flamenco há imensos músicos que fazem um flamenco-jazz improvisado e quanto a mim seria uma coisa que funcionaria muito melhor, inclusivamente para eles exportarem. (...) Nós estamos num espaço europeu e acho que devia haver mais intercâmbio no espaço europeu, no sentido de divulgarem mais os seus jazzes nacionais, digamos, que cada um tem para oferecer, do que propriamente andar a papaguear o jazz americano (...)."
"Quando eu falei no Picasso foi porque houve uma frase dele que me marcou... o Picasso dizia que quando ele trabalhava, como sabe o Picasso foi um revolucionário, não é, revolucionou um pouco os caminhos da história da arte contemporânea, e ele dizia que a arte devia ser acessível ao mais comum dos mortais, a qualquer pessoa que seja inclusivamente ignorante, ou que seja leiga, e então ele diz que punha nos quadros dele sempre alguns aspectos formais, algo que fizesse com que as pessoas percebessem, 'olha, aqui está uma cara, um nariz' e tal, e era isso que que segurava a obra em si porque, claro, com a sua criatividade, ele dava cabo daquilo tudo... mas sempre tinha lá aquela referência que fazia com que as pessoas se sentissem minimamente identificadas, não é... e depois o resto é uma questão de viajar, se se consegue perceber, atingir ou não atingir, isso já não é um problema dele... e eu pensei um pouco nisso e, de facto, o Miles também diz a mesma coisa, aliás eu ainda tenho na minha mesa de cabeceira os livros com as autobiografias deles, que eu andei a ler, enfim... mas achei curioso ambos falarem nisso, não é, e pensei 'pá, é isto mesmo', e então tentei criar uma música, com estes músicos fabulosos, e a telepatia que já existe entre nós, (...), uma música que não fosse preciso estar a escrever muito ou a ensaiar muito; pronto, partir duma ideia global e fazer as coisas in loco, lá está."

Matthew Shipp Trio-
Godspelized


Sem comentários: