segunda-feira, 25 de junho de 2007

Discofonia (23/24 Junho)

Young Marble Giants-Constantly Changing

Paula Nascimento-
África Festival 2007

Bassekou Kouyaté & N'Goni Ba (Mali)

"Eu acredito que a raiz é o que nos liga à terra e é muito importante. Ainda não apresentámos uma proposta estritamente tradicional, até agora todas elas têm uma componente de fusão forte, que também é importante, do meu ponto de vista, no sentido do desenvolvimento daquilo que são as raízes, mas a raiz tem que estar lá. (...) Naturalmente é muito difícil contornar o Mali no que diz respeito à música e à cultura porque é um país central- central geograficamente mas depois central culturalmente. O que é que o Mali tem que não têm os outros países? É esta preservação da cultura a este nível, que o dia-a-dia das pessoas, das famílias, dos amigos, da sociedade, se faz ainda baseada nas suas culturas originais. Existem griots hoje em dia, continua a existir uma cultura griot, que eles respeitam, dentro das suas normas. Eu diria que essa é a riqueza maior do Mali, é a preservação da sua cultura."

Sally Nyollo-Studio Cameroon

"Uma outra cantora, a Gisèle Mvo Anji, a primeira vez que a ouvi cantar fiquei com lágrimas nos olhos, foi uma grande emoção. Apesar de ser muito jovem, pensei, mas não é possível! Tu sempre cantaste? Tu cantas desde que estavas no ventre da tua mãe! Ela vivia de tal forma as suas canções que parecia cantá-las desde a noite dos tempos e, no entanto, era mesmo a primeira vez que cantava. E depois uma noite estava em casa, no estúdio, que fica um pouco elevado sobre Yaoundé, e ouvia, num dia de chuva, vento e música ao mesmo tempo, e chovia também, e pensei, mas é vento ou é música que estou a ouvir? E era o som do balafon que vinha lá de baixo, da aldeia. Um dia voltei a ouvi-lo no estúdio e disse: mas é isto, é este tema, eu conheço-o! Foram momentos assim, parece que estava escrito, que tínhamos que tocar esta música juntos... para mim foi uma riqueza enorme tê-los conhecido e estar ali, no mercado, nas plantações de cacau, no estúdio, nas ruas de Yaoundé. É fantástico porque hoje podemos ouvir isso num álbum e vivê-lo em palco."

Ana Deus-Lengalonga
Annie Anxiety Bandez-
As I Lie in Your Arms

Sem comentários: