segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Discofonia (13/14 Janeiro)

Eric Mingus-Didn't I Blow Your Mind

JP Simões-
1970

"Adoro cada segundo que tive da minha descoberta do jazz porque tudo era espantoso. Foram momentos onde vivi a música, vivi como consumidor de música, num estado de encantamento genial e acho que a primeira coisa que me encantou mais e que me fez acreditar na música como uma profissão mágica foi uma banda-sonora de um filme do Clint Eastwood sobre o Charlie Parker... ouvi, ouvi, ouvi, ouvi, e ouço, e fiquei doido com aquele homem, com aquela música, com aquela maneira de tocar, com aquilo... aquilo era, e é, alienígena... a intensidade e a ansiedade dele, muita gente tem e sente aquela ansiedade, mas tocá-la daquela maneira, meu deus, é impressionante... se tu imaginasses o pássaro que correspondia ao Bird, como lhe chamavam, não sei, (seria) uma cotovia bêbeda, ou um rouxinol em ácido, qualquer coisa assim... mas o que é facto é que as minhas duas ligações mais fortes à música são pela palavra cantada e pelo saxofone, neste caso o saxofone alto do Parker. É evidente que hoje ouço muito mais o John Coltrane, porque a minha velocidade é outra também, tem mais a ver com ele... Uma pessoa cresce com o mundo, e escolhe no mundo aquilo que é a sua dimensão, escolhe para si aquilo com que tem mais afinidades, aquilo onde pode repousar o seu coração... há alturas em que o coração só repousa na alta velocidade, como na adolescência, não é?... há alturas em que repousa noutras músicas..."

Micah P. Hinson-
You're Only Lonely

Sem comentários: