segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Discofonia (1/2 Dezembro)

The Chromatics-Night Drive

Jacinta-
Convexo (A Música de Zeca Afonso)

"Eu sou mais virada para os instrumentistas, normalmente aprendo mais com os instrumentistas do que com os cantores. Aprendo mais sobre música, sobre jazz. Porque o cantor, por natureza, é muito intuitivo. Tudo é intuição... e por isso, normalmente, é um mau professor... é complicado... por isso é que a escola de canto jazz é quase inexistente, porque a passagem oral é mesmo só auditivamente. Não há praticamente uma escola de ensino do jazz vocal.(...) (Com um cantor) aprende-se muito do estar em palco e do domínio da plateia e, digamos, da zona onde se está; não é só o palco mas é toda a sala."
"Foi a partir daí, porque a tournée era com o repertório do Daydream, além de outras canções que nós pusemos ao vivo... a Canção de Embalar passou a ser um encore, porque apesar de ser uma balada e completamente parada, tinha uma reacção gigantesca do público. Eu nunca pensei que isso fosse possível e isso deu-me... quase que me incentivou a ir pegar na música do Zeca Afonso, tipo, agora tenho a desculpa, agora não me podem pegar, lá porque eu sou do jazz, eu vou mesmo fazer Zeca Afonso (...). O Zeca Afonso sempre me disse muito, faz parte das minhas raízes, sempre me acompanhou na minha formação musical, mas sempre em paralelo. Parece que nunca me permiti considerar a música do Zeca Afonso como um possível repertório, completo, para mim, tanto na música erudita como no jazz (...)."
"Sem dúvida (que existe um tabu em trabalhar a música de Zeca Afonso). Em qualquer contexto, eu diria. Porque o Zeca Afonso é o Zeca Afonso, é um ícone, quase intocável, apesar de alguma da música dele já ter sido muito feita, eu senti assim... um certo nervoso miudinho, um certo receio, do que é que me vão dizer, vão-me excomungar... Por um lado, os admiradores do Zeca vão odiar, por outro, os do jazz vão dizer que isto não é jazz... portanto foi assim um bocado... um bocado de lata!"

Bass Drum Bone-1, 2, 3

Sem comentários: