terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Discofonia (15/16 Dezembro)

Yael Naim-Too Long

Old Jerusalem-
The Temple Bell

"Começando a trabalhar numa canção, eu gosto de a manter em actividade. Vou tocando a canção, mesmo que não tenha nada, eu posso ter uma letra que eu sei que não vai ser a definitiva mas há uma aleatoriedade que é muito, muito interessante no processo de escrita, que eu gosto de manter diariamente quase, quando estou a trabalhar num tema. E deixo que as palavras vão surgindo e vão encaixando, mesmo que não sejam as adequadas, que sequer façam sentido, porque depois há um processo que para mim é o mais interessante na escrita, que é o descobrir sobre o que é que estamos a escrever. Porque um tema vai surgindo e vou tendo palavras de trabalho, digamos assim, que não têm nenhuma relação mas que em algum momento quase se vão tornar definitivas, com pequenos ajustes porque eu descubro que afinal estavam relacionadas, e eu não estava a fazer a associação, mas há um momento em que eu descubro sobre o que é que estou a falar e a partir daí é muito rápido o processo de finalizar a canção. Forma-se na cabeça o assunto do tema e isso depois é muito interessante, mesmo em termos de descoberta pessoal mas, lá está, isso não é partilhável, o que é uma pena. Agora, o que acontece é que provavelmente chegamos ao final com um resultado que não tem nada a ver com o inicial a não ser em duas ou três ideias-chave ou duas ou três palavras-chave e portanto, a partir de certa altura, é uma mistura de adaptação da música a palavras que têm que lá estar ou adaptação das palavras a música que tem de lá estar."

"Eu gostava bastante de ver-me, daqui a 10 anos, a continuar a fazer isto. E de forma não interrompida. Eu gosto da ideia de continuidade, mesmo com um mau trabalho. Eu acho que há-de acontecer fazer coisas que eu não acho que sejam assim... que não é o ideal, aliás nunca foi, mas eu vejo assim essa progressão como necessária. Há que haver ali passos em falso e vai haver momentos mais criativos e momentos menos criativos mas quando as coisas acabam, isso faz todo o tal corpo de trabalho que tem um sentido, que tem uma vida interna." (Francisco Silva)

António Olaio & João Taborda-20 Years in a Plane

Sem comentários: