Keren Ann-Lay Your Head Down
Nik Bärtsch-Ronin
"Este título, ritual groove music, é só uma pista ou uma ligação a um certo aspecto da música que me interessa, e às pessoas com quem tenho o prazer de tocar. O groove é importante, o ritual é importante e o zen-funk é um nome particular para o grupo Ronin, em especial. Gosto da expressão porque é um paradoxo. Porque nunca pensamos que o zen tenha que ver com o funk, parece-nos o contrário, porque o James Brown não era um tipo nada zen, mas, para mim, a combinação das duas palavras é importante, porque é um encontro entre a consciência e a energia. A filosofia zen, do menos é mais, também é importante. Então encontrei esta combinação e gosto dela, também, porque é percussiva. Mas não queria que tivesse o aspecto de verdade definitiva- é só uma pista do que uma influência pode ser e de como as energias podem, por vezes, ser paradoxais e semelhantes, ao mesmo tempo. (...)
Trabalha-se numa coisa durante tanto tempo, e de uma forma muito profunda, mas não de um modo rígido e inflexível, e isso é algo que também existe no Japão, a tradição de se trabalhar num projecto durante muito tempo. Essa constância agrada-me. (...)
O espírito das artes marciais foi muito importante para mim. E onde encontramos, de certa forma, esta mesma filosofia na Europa, creio que é na filosofia do estoicismo, a filosofia grega da stoa, na qual a boa-educação e a simplicidade, mas também a alegria da vida, é muito importante. Nós também tentamos encontrar uma música de grupo que seja simples, mas não ingénua. É uma música que tem que ver com uma atitude relaxada e bem-educada para com o mundo e as pessoas, uma atitude de respeito, de quem gosta da vida, ama a vida."
Soy un Caballo-La Bibliothèque
Omar Sosa-Two Afreecanos
terça-feira, 31 de julho de 2007
Discofonia (28/29 Julho)
Posted by
Mafalda
at
31.7.07
0
comments
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Discofonia (21/22 Julho)
Patti Smith-Are You Experienced?
Músicas do Mundo de Sines-2007
Darko Rundek & Cargo Orkestar-Sensimilia
Marcel Kanche-Ce Poids
Harry Manx & Kevin Breit-Better Man Blues
Bitty McLean & The Supersonics-Tell Me
World Saxophone Quartet-Spy on Me Blues
Once Around the Park-Anthem
Don Byron-Marc Anthony Speaks
Erika Stucky-Soulsteak
Bellowhead-Hopkinson's Favourite
Señor Coconut-What is Coconut?
Señor Coconut-Limbo
Tori Amos-Posse Bonus
Esbjörn Svensson Trio-Dolores in a Shoestand
Posted by
Mafalda
at
23.7.07
0
comments
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Discofonia (14/15 Julho)
Laurie Anderson-Wildebeests
Sara Serpa-Sara Serpa Quinteto
"Eu sou uma aficionada da técnica, estou sempre à procura de pessoas que me ajudem com questões técnicas vocais. (...) A minha voz mudou imenso em dois anos. Acho que quando saí daqui, de Portugal, estava com a voz assim um bocado operática, fechada, e agora está mais aberta, com muito mais som, mais versátil também, consigo ir de notas muito graves até notas muito agudas sem problema. É uma descoberta constante, estou sempre a encontrar desafios. A técnica é fundamental, e depois os exercícios que eu faço, a maneira como eu estudo o jazz é o que um saxofonista ou um trompetista faz. Obviamente que eu não tenho teclas para tocar, quando estou a improvisar não sei exactamente que notas é que estou a cantar mas sei ouvir os acordes, sei ouvir as progressões e toco piano também, toco e canto ao mesmo tempo... acho que é possível (usar a voz como outro instrumento qualquer), só que não há botões, por isso é mais difícil, é mais subjectivo."
Nik Bärtsch' s Ronin-Module 33
Posted by
Mafalda
at
16.7.07
0
comments
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Discofonia (7/8 Julho)
TV on the Radio-Province
Terrakota (Alex & Junior)-Oba Train
"Uma das nossas grandes pedras, pedras no sentido de dar pica, é misturar uma coisa dali com outra que está a 15 mil kms de distância e aquilo fluir, e no fundo estás a unificar um bocado o mundo que tentam esquartinhar e mostrar-te que ali é o Terceiro Mundo e ali é o Primeiro... então vamos sempre parar a África. Por exemplo, a música senegalesa, que é bastante complexa, só a conseguimos integrar mesmo bem agora, neste 3º disco, porque tínhamos que a estudar. E mesmo assim ainda não estamos satisfeitos. Estivemos a gravar o 2º álbum lá e temos estado muito em contacto com o Senegal e só agora é que surgiu. O que é novo aqui é a África Oriental, Moçambique, Zimbabué, África do Sul, que é uma coisa de que sempre gostámos mas que não dominávamos assim tão bem. Tivemos que conhecer, tivemos que nos cruzar com os Timbila Muzimba, tivemos que comprar o instrumento base que é o xilofone de lá, e a partir daí o instrumento já tem o segredo lá dentro" (Alex)
"O que a gente faz espontaneamente é, por exemplo, misturar o chimurenga, que é uma coisa contemporânea, que vem da raiz africana, e a gente mistura-a com uma música que emigrou da raiz africana para outro continente, porque elas casam, têm os mesmos códigos melódicos e rítmicos, então a pessoa associa, aquilo é um reggae e isto é um chimurenga, mas isto é tudo música africana, isto é tudo música que vem no fundo dos tambores e da pulsação da terra." (Junior)
Avishai Cohen-Étude
Posted by
Mafalda
at
9.7.07
0
comments
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Discofonia (30 Junho/ 1 Julho)
Arto Lindsay-Combustível
13º Festival Super Bock Super Rock (com Paulo Lázaro)
Klaxons-Golden Skans
Arcade Fire-Ocean of Noise
Mundo Cão-Da Vertigem sou Mendigo
Clap Your Hands Say Yeah-Over and Over Again (Lost and Found)
The Rapture-Get Myself Into It
LCD Soundsystem-Time to Get Away
LCD Soundsystem (foto de Ruvan Wijesooriya)
Gossip-Standing in the Way of Control
TV on the Radio-Province
Interpol-C'mere
Don Byron-There it Is
Posted by
Mafalda
at
2.7.07
0
comments