segunda-feira, 16 de julho de 2007

Discofonia (14/15 Julho)

Laurie Anderson-Wildebeests

Sara Serpa-
Sara Serpa Quinteto

"Eu sou uma aficionada da técnica, estou sempre à procura de pessoas que me ajudem com questões técnicas vocais. (...) A minha voz mudou imenso em dois anos. Acho que quando saí daqui, de Portugal, estava com a voz assim um bocado operática, fechada, e agora está mais aberta, com muito mais som, mais versátil também, consigo ir de notas muito graves até notas muito agudas sem problema. É uma descoberta constante, estou sempre a encontrar desafios. A técnica é fundamental, e depois os exercícios que eu faço, a maneira como eu estudo o jazz é o que um saxofonista ou um trompetista faz. Obviamente que eu não tenho teclas para tocar, quando estou a improvisar não sei exactamente que notas é que estou a cantar mas sei ouvir os acordes, sei ouvir as progressões e toco piano também, toco e canto ao mesmo tempo... acho que é possível (usar a voz como outro instrumento qualquer), só que não há botões, por isso é mais difícil, é mais subjectivo."

Nik Bärtsch' s Ronin-
Module 33

Sem comentários: