terça-feira, 31 de julho de 2007

Discofonia (28/29 Julho)

Keren Ann-Lay Your Head Down

Nik Bärtsch-
Ronin

"Este título, ritual groove music, é só uma pista ou uma ligação a um certo aspecto da música que me interessa, e às pessoas com quem tenho o prazer de tocar. O groove é importante, o ritual é importante e o zen-funk é um nome particular para o grupo Ronin, em especial. Gosto da expressão porque é um paradoxo. Porque nunca pensamos que o zen tenha que ver com o funk, parece-nos o contrário, porque o James Brown não era um tipo nada zen, mas, para mim, a combinação das duas palavras é importante, porque é um encontro entre a consciência e a energia. A filosofia zen, do menos é mais, também é importante. Então encontrei esta combinação e gosto dela, também, porque é percussiva. Mas não queria que tivesse o aspecto de verdade definitiva- é só uma pista do que uma influência pode ser e de como as energias podem, por vezes, ser paradoxais e semelhantes, ao mesmo tempo. (...)
Trabalha-se numa coisa durante tanto tempo, e de uma forma muito profunda, mas não de um modo rígido e inflexível, e isso é algo que também existe no Japão, a tradição de se trabalhar num projecto durante muito tempo. Essa constância agrada-me. (...)
O espírito das artes marciais foi muito importante para mim. E onde encontramos, de certa forma, esta mesma filosofia na Europa, creio que é na filosofia do estoicismo, a filosofia grega da stoa, na qual a boa-educação e a simplicidade, mas também a alegria da vida, é muito importante. Nós também tentamos encontrar uma música de grupo que seja simples, mas não ingénua. É uma música que tem que ver com uma atitude relaxada e bem-educada para com o mundo e as pessoas, uma atitude de respeito, de quem gosta da vida, ama a vida."

Soy un Caballo-
La Bibliothèque
Omar Sosa-
Two Afreecanos

Sem comentários: