terça-feira, 6 de março de 2007

Discofonia (4/5 Março)

The Weatherman-About Harmony
Donna Regina-
Passer-By
Little Annie-
Derma

João Paulo Esteves da Silva-
Memórias de Quem

"Desde que houve a revolução dos discos-compacto, eu, gradualmente, comecei a ouvir cada vez menos música porque há qualquer coisa neste modo de gravação que é cansativo, impede-me de disfrutar da música como eu fazia com os discos vinil... ou seja, ouço menos. Quase desapareceram, com esta revolução, que eu acho lamentável, aqueles momentos em que eu podia passar horas e horas e horas a ouvir música, às vezes dias inteiros em que o gira-discos não parava. É como se a gravação digital fosse aquela diferença que existe entre subir uma escada e subir uma ladeira... é mais cansativo dar aquele saltinho. Tem lados práticos incríveis, mas tem este lado cansativo, não permite a escuta verdadeiramente atenta durante muito tempo. Tenho muitos vinis que foram tão ouvidos que dali já não sai nada. Nomeadamente, tenho um Facing You do Keith Jarrett, que bem gostava de encontrar um exemplar novo porque já não se consegue ouvir... o Facing You é um disco que resultou mal na versão CD, é um daqueles que desilude mais em termos de som. É um disco com um som bonito em vinil e com um som... estranho, em compacto."

Cassandra Wilson & Angélique Kidjo-
Voodoo Reprise

Sem comentários: