segunda-feira, 25 de junho de 2007

Discofonia (23/24 Junho)

Young Marble Giants-Constantly Changing

Paula Nascimento-
África Festival 2007

Bassekou Kouyaté & N'Goni Ba (Mali)

"Eu acredito que a raiz é o que nos liga à terra e é muito importante. Ainda não apresentámos uma proposta estritamente tradicional, até agora todas elas têm uma componente de fusão forte, que também é importante, do meu ponto de vista, no sentido do desenvolvimento daquilo que são as raízes, mas a raiz tem que estar lá. (...) Naturalmente é muito difícil contornar o Mali no que diz respeito à música e à cultura porque é um país central- central geograficamente mas depois central culturalmente. O que é que o Mali tem que não têm os outros países? É esta preservação da cultura a este nível, que o dia-a-dia das pessoas, das famílias, dos amigos, da sociedade, se faz ainda baseada nas suas culturas originais. Existem griots hoje em dia, continua a existir uma cultura griot, que eles respeitam, dentro das suas normas. Eu diria que essa é a riqueza maior do Mali, é a preservação da sua cultura."

Sally Nyollo-Studio Cameroon

"Uma outra cantora, a Gisèle Mvo Anji, a primeira vez que a ouvi cantar fiquei com lágrimas nos olhos, foi uma grande emoção. Apesar de ser muito jovem, pensei, mas não é possível! Tu sempre cantaste? Tu cantas desde que estavas no ventre da tua mãe! Ela vivia de tal forma as suas canções que parecia cantá-las desde a noite dos tempos e, no entanto, era mesmo a primeira vez que cantava. E depois uma noite estava em casa, no estúdio, que fica um pouco elevado sobre Yaoundé, e ouvia, num dia de chuva, vento e música ao mesmo tempo, e chovia também, e pensei, mas é vento ou é música que estou a ouvir? E era o som do balafon que vinha lá de baixo, da aldeia. Um dia voltei a ouvi-lo no estúdio e disse: mas é isto, é este tema, eu conheço-o! Foram momentos assim, parece que estava escrito, que tínhamos que tocar esta música juntos... para mim foi uma riqueza enorme tê-los conhecido e estar ali, no mercado, nas plantações de cacau, no estúdio, nas ruas de Yaoundé. É fantástico porque hoje podemos ouvir isso num álbum e vivê-lo em palco."

Ana Deus-Lengalonga
Annie Anxiety Bandez-
As I Lie in Your Arms

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Discofonia (16/17 Junho)

Lizz Wright-Old Man

Mário Laginha Trio-
Espaço

"A história está cheia de exemplos de grandes pianistas de jazz que não estudaram clássica, nunca na vida. E que foram, alguns, monstros de técnica. Há uma história engraçada do Art Tatum, que tocava num bar, e o Art Tatum era cego, e era eventualmente o maior virtuoso de todos os tempos na área do jazz. Mas acho que alguém avisou o Arthur Rubinstein, que na época era o mais conhecido pianista de clássico, é pá, tu devias ir ouvir um sujeito que toca ali num clube, que é um grande virtuoso e tal, e acabou por ir. E consta que ele não queria acreditar, mas como é que é possível que alguém toque com este virtuosismo aqui neste clube? E portanto eu acho que depende muito daquilo que as pessoas estudam em casa, a inteligência com que estudam, a força com que estudam, o tempo que perdem a estudar e também o talento que têm, a facilidade que têm... e depois há sempre excepções. Eu acho que a escola é fundamental. Normalmente as excepções, aqueles casos ímpares, havendo escola ou não havendo eles aparecem à mesma, um certo tipo de músico. O Jarrett é um bom exemplo, ter estudado na Berklee ou noutra escola qualquer era igual, o Jarrett ia ser o Keith Jarrett. Estudar clássico pode ser bom, pode também não ser."

World Saxophone Quartet-
Bluocracy I

terça-feira, 12 de junho de 2007

Discofonia (9/10 Junho)

Hanne Hukkelberg-Ticking Bomb

Micro Audio Waves-
Odd Size Baggage

"No fundo é essa a nossa incessante procura na música: é a procura de sonoridades, de sons, de texturas... Eu acho que se tu encontrares um bom som, e um bom som é um som que tu nunca tenhas ouvido ou que te sugira logo qualquer coisa, parece que qualquer linha que tu faças com esse som já estás a fazer uma coisa interessante... mais do que a sequência de acordes que vais fazer ou a estrutura que vais fazer... se conseguires ali um som que só por si é logo muito bom, podes fazer o que quiseres com aquilo." (Carlos Morgado)

Terrakota-Maghrebi

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Discofonia (2/3 Junho)

Mário Laginha Trio-Paredes que nos Rodeiam
Wilco-
Walken
Mavis Staples-
In the Mississippi River

Elisabeth Kontomanou-
Waitin' for Spring

"Em N.Y. há uma tradição da bateria que é completamente diferente, há uma tradição do tempo que é completamente diferente. Há uma tradição, que aparece nesta música, que é completamente diferente, enquanto que aqui, na Europa, ela é muito diluída, muito diluída. O blues... quando estamos em N.Y. ouvimos o blues, quando estamos na Europa não o ouvimos. É a grande diferença."

Charlie Hunter Quartet feat. Mos Def-
Creole