segunda-feira, 30 de abril de 2007

Discofonia (28/29 Abril)

Feist- My Moon, My Man
Lee Ranaldo & Dana Colley-
Letter to John Clellon Holmes

Mavis Staples-
Eyes on The Prize


Cody Chesnutt-The World is Coming to My Party
LCD Soundsystem-
Us v. Them
William Parker Violin Trio-
Singing Spirits
Starless and Bible Black-
Everyday and Every Night
Cinematic Orchestra feat. Patrick Watson-
To Build a Home

Martial Solal & Dave Douglas-
Blues to Steve Lacy


Marianne Faithfull-My Friends Have
Jim Black-
Star Rubbed
Madlib-
Mystic Bounce

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Discofonia (21/22 Abril)

Maria João-Partido Alto

Carlos Martins-
Do Outro Lado

"Mais importantes que as respostas que você tem são as perguntas, certo? Eu tenho uma pergunta interna que me anda a inquietar, que é: qual é a minha relação entre o meu lado artesanal da vida, ou seja, o manuseamento das coisas, do meu instrumento e tal, e todo o lado abstracto ou metódico da minha aprendizagem? Como é que eu faço, como diz o Paul Auster, a rima entre as coisas? Porque saber muitas coisas mas não fazer as coisas 'rimar' entre elas não nos permite fazer aquilo que o Rui Vieira Nery faz, que é pôr as coisas a funcionar e criar fios, não é? Por outro lado há um lado prático, que é esse lado prático do instrumento: como é que se toca? Será que sou eu que toco o saxofone, ou o saxofone é que me toca a mim?"

Dee Dee Bridgewater-Bad Spirits (Bani)

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Discofonia (14/15 Abril)

Arthur H-Ma Sorcière Bleue

Bernardo Sassetti-
Unreal: Sidewalk Cartoon

"A minha música vive, cada vez mais, da tensão e de uma tentativa de resolução da tensão, que eu não sei se consigo fazer da melhor maneira, porque existem muitas formas de resolução na arte musical, não é? Mas o que eu gosto realmente em música é pegar nas coisas e aprofundá-las a um nível muito interior... Eu não tenho a certeza até que ponto é que consigo transmitir a música que faço porque, quando eu começo a tocar um tema, é de tal maneira, são sensações de tal maneira profundas que eu tenho a certeza que não consigo transmitir aquilo que sinto. O que eu idealizo realmente com a música é atingir o estado alpha, que é uma teoria muito engraçada, que tem a ver com o facto de nos afastarmos do lado físico da música e conseguirmos atingir um nível quase de meditação absoluto e, no fundo, de introspecção... é realmente a procura de um estado elevado mas que tem muito a ver com o nosso interior... Eu não consigo transmitir isto a uma pessoa, eu não tenho a certeza de como é que as pessoas recebem a música que eu faço, então cá em Portugal é muito difícil, as pessoas nunca vêm falar comigo, nunca."

Cocorosie-
Raphael
Billy Fox-
Eyeball Eyeball

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Discofonia (7/8 Abril)

Sufjan Stevens-Free Man in Paris

João Moreira dos Santos-
O Jazz Segundo Villas-Boas

"Ele estava em Nova Iorque com o Fernando Tordo, o Villas-Boas estava a dormir, segundo o Fernando Tordo roncava arduamente, e o Fernando Tordo não conseguia dormir e ligou a televisão. E de repente veio uma interrupção do programa, dizia-se: morreu o Louie Armstrong, e o Fernando Tordo tentou acordar o Villas-Boas que, enfim, com bastante sono respondeu: é pá, vê lá se sabes em que igreja é que ele está, e voltou a dormir. E no dia a seguir foram aos serviços fúnebres. Ele tentava tirar uma fotografia ao Armstrong dentro da urna e apareceu um segurança, daqueles americanos fortes e altos, e o segurança tentou que ele não tirasse a fotografia e o Villas-Boas lá conseguiu tirar a fotografia e trouxe a fotografia e tal... Isto prova a determinação. Eu acho que o Villas-Boas era uma locomotiva imparável. Não havia nada que o parasse. Quando ele estava determinado a fazer alguma coisa, fazia. E só assim é que se percebe que ele tenha conseguido fazer, em pleno Estado Novo, o programa Hot Clube, e no final do Estado Novo, o Cascais Jazz, em 71, que foi outra grande aventura. Só uma pessoa como ele, determinada, com uma grande paixão pelo jazz, e sem medo, (conseguia) meter 10 mil pessoas a ouvir música de negros quando nós estávamos em plena guerra nas colónias, com os movimentos de libertação."

Feist-Sea Lion Woman

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Discofonia (30 Março/1 Abril)

Donna Regina-Lazy Heart
Andrew Bird-
Imitosis

Filipe Melo-
Debut

"Passei muitas, muitas horas da minha vida em frente ao piano a tentar compreender como é que os músicos que eu gostava de ouvir tocavam e, muitas vezes, eu sei que isto é um bocadinho radical, mas eu acho que todas as respostas às perguntas musicais estão nos discos. Acho que deve ser a lei principal para um músico de jazz, aprender directamente da música. Sempre, em qualquer coisa que fiz, acreditei no auto-didactismo. Acho que muitas vezes as pessoas têm demasiada confiança nos professores ou na escola. Eu fui assim em tempos, hoje em dia acredito que cada pessoa pode desenvolver a sua capacidade, muito mais do que uma escola ou um método. Acho que cada pessoa deve ser responsável pela sua própria aprendizagem."

Eric Mingus-
Address Unknown
Wynton Marsalis feat. Jennifer Sanon-
Find Me