segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Discofonia (27/28 Janeiro)

Nine Horses-Wonderful World

Cool Hipnoise-
Cool Hipnoise

"Ao princípio éramos um bocado ingénuos, achávamos que as coisas iam ser um bocado mais simples. Entretanto, o meio da música mudou um bocado, e as coisas, acho que se complicaram, de 95 pr'aqui. Neste momento, é sobretudo a falta de um circuito de salas, e esse é que é o principal problema em termos de uma pequena indústria. Se não há salas, as pessoas não estão habituadas a ir aos concertos, se as pessoas não estão habituadas a ir aos concertos, perdem um bocado a noção do valor do que é um concerto... Acho que temos estado a desperdiçar um bocado de tempo nessa necessidade da música e da cultura fazerem parte das nossas vidas. Parece que vamos sempre adiando isso... tirando os fenómenos, a música passa-nos ao lado."
(Tiago Santos)

Vinicius Cantuária-
Tokyo

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Discofonia (20/21 Janeiro)

Micah P. Hinson-Little Boys' Dream
Eva Cassidy-
Stormy Monday

Jazz.PT-
Pedro Rocha Santos & Rui Eduardo Pais

"O que é fundamental para um crítico e um jornalista de jazz, ou um jornalista de música, tout court, é saber ouvir. Não (é) saber de música e conhecer os segredos todos e as técnicas todas. Não. É saber ouvir. E este saber ouvir significa que há que saber contextualizar aquilo que se está a ouvir, saber de onde é que vem, para onde é que vai, por que é que acontece, com o que é que se relaciona ou não se relaciona... porque nenhum disco, nenhum concerto, nenhum músico é uma ilha e tudo tem a sua explicação."
(Rui Eduardo Paes)

Nils Wüelker & Torun Eriksen-
That's How I Know
Nine Horses-
Money for All
Rádio Macau-
90 Metros

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Discofonia (13/14 Janeiro)

Eric Mingus-Didn't I Blow Your Mind

JP Simões-
1970

"Adoro cada segundo que tive da minha descoberta do jazz porque tudo era espantoso. Foram momentos onde vivi a música, vivi como consumidor de música, num estado de encantamento genial e acho que a primeira coisa que me encantou mais e que me fez acreditar na música como uma profissão mágica foi uma banda-sonora de um filme do Clint Eastwood sobre o Charlie Parker... ouvi, ouvi, ouvi, ouvi, e ouço, e fiquei doido com aquele homem, com aquela música, com aquela maneira de tocar, com aquilo... aquilo era, e é, alienígena... a intensidade e a ansiedade dele, muita gente tem e sente aquela ansiedade, mas tocá-la daquela maneira, meu deus, é impressionante... se tu imaginasses o pássaro que correspondia ao Bird, como lhe chamavam, não sei, (seria) uma cotovia bêbeda, ou um rouxinol em ácido, qualquer coisa assim... mas o que é facto é que as minhas duas ligações mais fortes à música são pela palavra cantada e pelo saxofone, neste caso o saxofone alto do Parker. É evidente que hoje ouço muito mais o John Coltrane, porque a minha velocidade é outra também, tem mais a ver com ele... Uma pessoa cresce com o mundo, e escolhe no mundo aquilo que é a sua dimensão, escolhe para si aquilo com que tem mais afinidades, aquilo onde pode repousar o seu coração... há alturas em que o coração só repousa na alta velocidade, como na adolescência, não é?... há alturas em que repousa noutras músicas..."

Micah P. Hinson-
You're Only Lonely

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Discofonia (6/7 Janeiro)

Domenico + 2-Possibilidade
William Parker-
Song of Hope
Cool Hipnoise-
Caótica República

Maria Anadon-
A Jazzy Way

"Até a pianista, quando se encaixa, é como uma pianista clássica, não como uma pianista jazz e nós já temos uma pianista de jazz, que é a Paula Sousa. Em Portugal, infelizmente, não temos saxofonistas que estejam aí no mercado, não temos bateristas que estejam aí no mercado... Os preconceitos continuam a existir, mesmo nos Estados Unidos. Num dos CD das Five Play, não me recordo quem é o crítico que fez as liner notes, ele começa por dizer 'ok, ver uma mulher a tocar piano já não estranho, mas a tocar saxofone?! Aquela garra, aquela coisa, tem que ser um homem a tocar'... depois surpreendem-se, porque elas são de facto extraordinárias músicas..."

Cibelle-
City People

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Discofonia (31/31 Dezembro)

Homelife-Too Fast
John Hollenbeck Large Ensemble-
Folkmoot
Re: Jazz (Matthias Vogt)-
Swoundosophy
Billy Larkin & The Delegates-
Pigmy (pt.2)

James Brown-
Sex Machine (Readymade Jazz Defector/Konishi Yasuharu)

James Brown, 1985 (David Corio)

"The drum beat (make it funky)
Got-ta hear the drum beat (make it funky)
Funky with the beat (make it funky)
The beat (make it funky)
Ha! (make it funky)
Good Lord! (make it funky)
Aint it nice ha-ha-ha (make it funky)
Good Lord!(make it funky)
Take me home! (make it funky)
To the bridge (make it funky)
To the bridge (make it funky)
So funky I cant help it!"

Make it funky- (part 1)
(?- 2006)

Dianne Reeves-Afro Blue
Eagle Eye-Cherry, Vernon Reid, James "Blood" Ulmer-
Down in Mississippi
Jhelisa-
Galactica Rush
Gianluca Petrella-
Trinkle, Tinkle
Maria João & Mário Laginha-
Gosto
Duke Ellington-
Mood Indigo
Andrew Pekler-
Manchild